YAC 6.0.51

▼ Baixar Agora

data de atualizaçãoAtualizado em 10 de fevereiro de 2015
Tamanho do arquivo1,90 MB
LicençaGratuito
PlataformaWindows, Windows 7, Windows 8, Windows Vista, Windows XP
Contador de downloads1,865 downloads
 
Deixe seu PC tinindo removendo tudo o que é inútil ou perigoso do seu sistema

YAC (Yet Another Cleaner) é uma ferramenta de limpeza completa que permite a você eliminar arquivos inúteis do seu HD, remover processos desnecessários da inicialização do sistema e ainda proteger seu PC contra malwares e outras ameaças.

O software conta com várias ferramentas para realizar essas atividades, e todas elas são acessíveis para qualquer tipo de usuário, do que conhece pouco acerca de manutenção do Windows ao que sabe bastante.

A interface do programa é organizada a partir de guias de funções agrupadas na lateral esquerda da janela. Acessando as opções a partir dali ou da tela inicial, você é levado diretamente para as opções de limpeza e proteção.

Limpando o sistema

Entre as mais importantes, temos a seção “Limpeza”. Clicando nessa opção, você vê várias caixas selecionáveis a serem marcadas. Cada uma delas remete a uma área específica do computador que pode ser verificada para a limpeza. Se você tiver um domínio maior do Windows, não há problemas em escolher somente o que deseja incluir no procedimento. Se você não deseja selecionar coisas que não conhece, simplesmente clique em “Scan”, no canto superior direto da janela.

Em alguns instantes, o YAC vai calcular tudo o que pode ser eliminado do seu PC sem que nenhum arquivo importante ou registro do sistema seja comprometido. Um resumo de tudo o que foi encontrado será mostrado, e você já pode começar a limpeza de fato clicando em “Limpe”.

Deixando o PC mais rápido

Com o passar do tempo, o Windows vai ficando mais lento por conta do acúmulo de processos desnecessários que o usuário vai instalando. Isso pode ser revertido com a função “Acelerar” do YAC. Clicando nessa opção na tela inicial do programa, o programa mostra quais itens do sistema serão analisados para uma possível limpeza. Clique em “Scan” para começar.

Quando o resumo de otimização estiver disponível, confira item por item e desmarque os programas que você gosta de ter iniciando junto do Windows. Feito isso, toque em “Acelerar” e aguarde a finalização.

Desinstalando programas

Apesar de o próprio Windows possuir uma ferramenta de desinstalação no Painel de Controle, muitos apps deixam resíduos de sua passagem pelo sistema quando são removidos por lá. Por isso, é melhor usar o “Desinstalador” do YAC para isso. Você confere uma lista de programas que podem ser removidos e desinstala os que não utiliza ou desconhece. Depois da desinstalação, se o programa deixar resíduos, o YAC oferece uma limpeza “com força”. Confirme a operação e aguarde a finalização.

Outras guias do YAC são: “Proteção”, que traz alguns mecanismos de segurança para navegação na web; “Anti-Malware”, uma ferramenta que procura ameaças escondidas no seu PC; e “Ad-Block”, para remover anúncios.