Rufus 2.1 Build 649

▼ Baixar Agora
Rufus 1.00/5 1 voto

data de atualizaçãoAtualizado em 26 de março de 2015
Tamanho do arquivo750 KB
LicençaGratuito
PlataformaWindows, Windows 10, Windows 7, Windows 8, Windows Vista, Windows XP
Contador de downloads5,519 downloads
 
Se você precisa formatar um pendrive ou um disco externo, essa é uma das melhores opções

Se você precisa formatar um pendrive ou um disco externo, a ferramenta do Windows é uma boa opção, contando com várias possibilidades de uso. Porém, se você quer criar neste mesmo pendrive um disco bootável, é preciso ir um pouco além, e é exatamente nisso que o Rufus (Reliable USB Formatting Utility) pode ajudar.

Este aplicativo, que acaba de receber uma atualização para a versão 2.0 e está disponível em português, habilita a opção de criação de um pendrive para fazer boot no DOS, uma opção que está desabilitada na ferramenta de formatação nativa do Windows.

Além disso, ele possui funções avançadas interessantes: a detecção dos dispositivos USB compatíveis que estejam conectados ao seu computador, a instalação de opções de compatibilidades com BIOS mais antigas e o uso do MBR do Rufus.

Segundo os seus desenvolvedores, ele também é muito ágil, chegando a ser até duas vezes mais rápido na criação de um pendrive de instalação do Windows 7 a partir de uma ISO do que outros programas similares, como Universal USB Installer e Windows 7 USB download tool.

A sua interface é, inclusive, muito parecida com a janela da ferramenta do Windows, somente com a adição de algumas opções extras. Todo o processo tradicional pode ser feito utilizando o Rufus, incluindo a escolha do sistema de arquivos (FAT32, NTFS, UDF e exFAT) e a opção de renomear o pendrive.

A grande diferença do aplicativo é a opção “Criar disco bootável com…”, que torna o seu pendrive um disco bootável para qualquer fim que seja preciso. Outra ferramenta interessante é a de procurar por blocos defeituosos, que pode ser feito em 1, 2, 3 ou 4 passos. Quanto mais passos selecionados, mais minuciosa é a busca do programa por pontos que possam tornar lenta a leitura dos arquivos instalados.

O processo de verificação é bem demorado, mas a formatação sem essa opção selecionada demora o mesmo que a ferramenta nativa do Windows, mesmo quando o disco bootável é criado. Basta clicar em “Iniciar” e confirmar a exclusão total de todos os arquivos do seu pendrive para ter um dispositivo com boot pronto para a ação.