Odin 3.09

▼ Baixar Agora

data de atualizaçãoAtualizado em 23 de fevereiro de 2015
Tamanho do arquivo80 KB
LicençaGratuito
PlataformaWindows, Windows 7, Windows 8, Windows Vista, Windows XP
Contador de downloads2,265 downloads
 
Utilitário simplíssimo para você instalar ROMs customizadas em seu smartphone Android

Instalar ROMs customizadas é uma prática muito comum entre os usuários do SO móvel Android, da Google. Há quem não consiga se satisfazer com as características originais do sistema e prefira utilizar versões personalizadas do próprio, que geralmente apresentam uma série de funcionalidades exclusivas.

Contudo, não é nada fácil realizar essa operação em seu smartphone. O processo (conhecido popularmente como flash) envolve baixar um kernel da internet e embuti-lo no gadget utilizando técnicas avançadas de informática, o que pode acabar danificando seu dispositivo caso você não saiba exatamente o que está fazendo.

E por isso que alguns programadores especializados resolveram criar o Odin, um software gratuito capaz de auxiliar qualquer pessoa a flashear seu celular e instalar uma ROM customizada de sua preferência. Ainda que o aplicativo tenha sido projetado com focos em modelos de smartphones produzidos pela Samsung, é possível usá-lo com tablets e celulares de qualquer marca desde que você saiba como personalizar o processo de flash.

Personalizando seu smartphone

Não é difícil utilizar o Odin – a única coisa que você deve se assegurar é de que seu PC esteja com os drivers de seu smartphone devidamente instalados e funcionando corretamente. Em seguida, basta desligar seu celular e fazê-lo entrar no Download Mode (por vezes referido como Recovery Mode). Conecte-o ao computador através de um cabo USB e o Odin deverá detectá-lo automaticamente.

Uma das principais características do Odin é sua compatibilidade com inúmeros formatos diferentes de ROMs customizadas, permitindo que seus usuários tenham maior flexibilidade na hora de baixar um sistema operacional personalizado.

Através do programa, é possível instalar SOs nos formatos TAR, MD5, TGZ, SMD, BIN e diversos outros. Você pode inclusive mudar os arquivos PIT (Partition Information Table) caso esteja flasheando um aparelho da Samsung, se assim desejar. Tudo o que você precisa é abrir os arquivos necessários (campo “Re-Partition” e “Files [Download]”) e clicar no botão “Start” para iniciar a instalação.