Mozilla Firefox Nightly 39 Alpha 1

▼ Baixar Agora

data de atualizaçãoAtualizado em 26 de fevereiro de 2015
Tamanho do arquivo41 MB
LicençaGratuito
PlataformaWindows, Windows 7, Windows 8, Windows Vista, Windows XP
Contador de downloads2,206 downloads
 
Versão de testes do navegador da raposa apresenta melhorias em relação ao Firefox convencional

A Mozilla é conhecida por muita gente. Responsável pelo navegador Firefox, a empresa fez sua fama e se popularizou graças ao navegador da raposa, mas isso não é tudo que a companhia tem a oferecer aos que preferem os seus produtos – e uma prova disso é o Firefox Nightly.

Diferente do navegador convencional, o Firefox Nightly é, na verdade, uma versão de testes. Ele traz algumas novidades que não estão disponíveis no programa principal da empresa, com o diferencial de que, apesar de ser uma edição prévia, você vai ter a oportunidade de curtir o conteúdo disponível na rede com uma navegação rápida.

Um é um, o outro é o outro

Apesar de ser uma versão de testes do Firefox, o Firefox Nightly não é, necessariamente, uma cópia integral do outro programa. Ele possui uma identidade própria, a começar pelo estilo das abas. Enquanto na edição convencional elas são grandes, nesta elas aparecem um pouco menores, e o que está escrito em seu interior ganha um sublinhado para dar destaque ao texto.

Ao abrir uma nova aba, também é possível ver que as imagens com os últimos sites visitados pelo usuário aparecem em um formato com bordas arredondadas, e é oferecido ao usuário a opção de fixá-los naquelas posições ou de removê-los caso queira ocupar aquele espaço com outra página mais relevante.

Assim como na versão estável do navegador, o Nightly também conta com um sistema de sincronização de senhas, favoritos (é possível importá-los de outro navegador, da mesma forma como no Firefox convencional), além de oferecer suporte aos adicionais vistos na outra versão. Você também conta com o suporte ao modo multiprocesso de abas, impedindo o fechamento do navegador inteiro no caso de apenas uma guia travar, por exemplo.

Plugins

O Firefox Nightly usa a ferramenta Shumway, que é como uma versão de código aberto para o plug-in Flash Player. Mais leve e sem tantos anos de herança de erros não resolvidos, o recurso da Mozilla poderá assim rodar sem que o navegador pare ao encontrar um erro de Flash.

A novidade vem bem a calhar, contudo, não deve ser completamente compatível com todos os sites, já que muitos nem mesmo trabalham com o Flash Player. Esta é apenas mais uma solução paliativa na guerra travada entre as companhias contra o plug-in, que nunca se apresentou totalmente confiável e a cada ano que passa se mostra ultrapassado e problemático.

Peculiaridades da versão

Ainda que eles compartilhem algumas semelhanças e opções, é válido dizer que, ao instalar o Nightly, ele vai substituir o Firefox na sua máquina – e ao tentar baixar este no site da Mozilla, você vai receber uma mensagem de que já está usando a última versão do Firefox. Entretanto, ambos vão permanecer instalados em seu computador.

Outro detalhe que vale mencionar é que, por se tratar de uma versão de teste, o Mozilla Firefox Nightly está disponível apenas em inglês – sendo assim, não se espante caso encontre um “New Tab” (nova aba) ou outros conteúdos no idioma falado na terra do Tio Sam enquanto estiver navegando.